quinta-feira, 12 de julho de 2012



Aprecie com moderação

Encontrei-a na manifestação. Disse-me que havia sentido em todo aquele ato comunista, no futuro, haveria anarquistas e seria importante saber quem é quem. Joguei os dados, esses não disseram nada, absolutamente nada. Ah, recordo-me daquela professora que ressaltava na faculdade o quanto eram anarquistas os que não eram disciplinados. Aprendi bem o bê-á-bá; na infância era a casinha feliz. Cada qual mora onde pode, o alfabeto é reto, não tem k, w, y, dá saltos, dribla obstáculos. É árduo, doutora - enquanto a senhora reduz nossos danos, o feitiço vira contra o feiticeiro. Somos todos aprendizes.

- O pernil está servido.
- Sim continue.
- Não vai devorar?
- Não como carne.
- Os judeus também têm certas condutas.

Eu sou um autêntico glutão das letras, escreva um artigo, leia-o no mais tardar, verás nada, coisa nenhuma. Ciladas do tempo.

- São tantos deuses, não é mesmo?
- Sou ateu
- Esqueci-me disso. Isso é religioso?
- O quê?
- O projeto, de vida.
- Social.
- Entendo.
- Você usa câmera?
- Não entendo de imagens.
- Sei.
- Um agente secreto.
- Cachorros curam suas feridas com saliva, você sabia?
- Não como cachorros.
- Resposta quente. Tem quem o faça, nem loucos, nem insanos. Acredite.
- Aceita um cafezinho?
- Sim, sem cafeína, por favor.
- Sinta-se à vontade.

Ó estrangeiro, ó peregrino, ó passante de pouca esperança - nada tenho para te dar, também sou pobre e estas terras não são minhas. Mas aceita um cafezinho. A poeira é muita, e só Deus sabe aonde vão dar esses caminhos. Um cafezinho, eu sei, não resolve o teu destino; nem faz esquecer tua cicatriz. Mas prova... Bota a trouxa no chão, abanca-te nesta pedra e vai preparando o teu cigarro. Um minuto apenas, que a água está fervendo e as xícaras já tilintam na bandeja. Vai sair bem coado e quentinho. Não é nada, não é nada, mas tu vais ver: serão mais alguns quilômetros de boa caminhada. E talvez uma pausa em teu gemido!
Um minutinho, estrangeiro, que teu café já vem cheirando... 


Manuela Barreto (Brasil)

Sem comentários: