quarta-feira, 28 de setembro de 2011


A alegoria da caverna em 3D

Quando ele fixou a resposta na palavra elefante, não olhou à distância. Todos riram pela miserável opção mas, no rosto daquele concorrente do concurso Quem quer ser milionário, mantinha-se a convicção de que um elefante é maior até do que a lua.
Levantei-me do sofá e fui ao frigorífico buscar uma “mini”, incrédulo a falar para mim “Que raios... e eu a pensar que, sem outras ferramentas, aquela talvez fosse a resposta sincera, a resposta terrena”. Verdade ou não, eu também nunca vi a lua maior que um elefante. Afinal, a resposta que todos esperavam ver assinalada é um exercício da mais pura especulação. Para além dos astronautas ninguém viu a lua maior que um elefante.
Quando voltei à poltrona, com a garrafa minúscula na mão, já me perdera na caverna alegórica a ver aquele homem acorrentado à cadeira a jurar que as sombras são a verdade, com uma plateia em pano de fundo, também ela acorrentada a rir, ciente das suas próprias sombras. E eu a pensar que se fosse um destes concorrentes que caem em desgraça às mãos do YouTube, queixava-me à presidência por tentativa de assassinato por meio audiovisual.

Num caso destes, havia de os obrigar a levar-me à lua para fazerem prova de todo o paleio acerca da relação entre a distância e o tamanho.


DuArte

Sem comentários: