sábado, 6 de agosto de 2011

Crónica Benzodiazepina


A Volta

Certa ocasião o P. ofereceu-me um dvd onde gravou horas de "A Volta a Portugal em Bicicleta". Não era um resumo, mas “a versão quase integral das melhores etapas”, garantiu-me. Foi nos tempos em que a RTP2 ainda fazia longos directos das melhores etapas comentadas por uns senhores, não sei se todos jornalistas, mas todos com um tom de voz estupendamente monocórdico e com um palavreado muito técnico e profissional. Dezenas de bicicletas a deslizar umas atrás das outras e um coro a repetir as mesmas coisas numa cadência rolada, influenciada pelo próprio pelotão. Um mimo!
Cada um só pode (deve) falar da sua experiência e eu experimentei ali, naquele bendito dvd da Volta, um portentoso soporífero, que aniquilou as minhas abusadoras insónias de Verão que me torturavam e, por arrasto, consumiam ainda mais o P.
Um achado, o bendito dvd!
É bem de ver que, para mim, "A Volta a Portugal em Bicicleta" ganhou um interesse especial, nasceu um certo carinho, que não se deve apenas ao sono, devo dizê-lo. É preciso ver que há ali uma dureza, um desafio aos limites físicos que chega a  fascinar. Qual futebol, qual boxe… 40º à sombra e aquela rapaziada a atravessar o país sem largar o pedal. Chegar à meta, em cada etapa, e logo um enxame de gente a sufocá-los com palmadas nas costas e a fazer perguntas. E eles a aguentarem-se, rijos! Gosto dos palanques improvisados e das meninas pouco vestidas que agarram os camisola-amarela e chuuac, com muito suor! Gosto dos capacetes aerodinâmicos e dos raminhos de flores mal arranjados.
Parecem rebentar naquela roupa colante. Mas festejam, felizes, os camisola-amarela.
Nem sei bem explicar isto, mas sempre achei que o ‘folclore’ da Volta tem uma estética muito ibérica.
Voltaram as noites quentes de Agosto e eu tentei ver uns resumos da Volta que passam na TV.  Mas está tudo muito diferente, mais acelerado, novo palavreado, muita net!. " - Nã... isto não é para mim", comentei com o P., " - vou é procurar o meu dvd."


Iolanda Bárria

Sem comentários: