sexta-feira, 11 de março de 2011


Esboço para um ensaio sobre a leitura do conto “O Capuchinho Vermelho”

As Histórias para crianças encontraram um contexto na "Psicologia dos Contos de Fadas", ganharam um sentido e perderam todo o sentido. Deixaram de ser para crianças. Resta-nos reescrever a narrativa sem uma ordem predeterminada para a reescrever descarregada de sentidos, para lhe dar outro sentido. Desconstrui-la como uma charada impossível de submeter ao exame de qualquer hermenêutica, que não aquela de que as crianças são capazes aos quatro anos. A consciência própria da idade da razão, a criança universal, a entender sem conseguir explicar.

Assim lendo, reconta agora tu, leitor, a história a ti mesmo. Basta leres as seguintes palavras para que a tua memória seja acicatada:

Mãe AVÓ Conselhos

Vereda Lanche LOBO Floresta Mistério

Vermelho Distracção CAPUCHINHO VERMELHO Puberdade

Floresta CAÇADORES Predador

Casa da avó LOBO AVÒ CAÇADORES Barriga Aberta

Fera Morta FINAL Final Feliz


Joshua M.


Sem comentários: